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Entenda como montar uma loja virtual de sucesso

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As lojas virtuais têm conquistado cada vez mais adeptos. Nos últimos anos o crescimento de compras por meios “online” tiveram crescimento exponencial.

Conforme estudo Market Review, executado pela Bornlogic e Opinion Box, a frequência de compras “online” aumentaram 71% em 2021, e ainda 49% das pessoas desejam comprar ainda mais em lojas virtuais em 2022.

Trazemos esses dados para mostrar a você o quão importante é prever uma loja virtual em suas estratégias para 2022.

Continue a leitura e entenda os principais pontos para abrir a sua loja virtual de sucesso, bem como as vantagens existentes para vendas “online”. Confira!

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E-commerce em números

Sabe-se que o movimento de crescimento relacionado a vendas “online” deve continuar, por isso, a importância de buscar estratégias relacionadas à migração de negócios físicos para “online”.

Por outro lado, quem já está no “online”, deve considerar melhorias na experiência do cliente, ponto esse bem importante, que vai de encontro, de quanto a empresa realmente conhece as necessidades e demandas de seus consumidores.

Nos últimos 2 anos, período que coincide com a pandemia, foi registrado que 37% das pessoas passaram a comprar em lojas virtuais.

O estudo Market Review, entrevistou 2.129 pessoas, e constatou que em cada 3 entrevistados 1 afirma comprar somente de forma “online”.

Outro ponto abordado pelo estudo é de que 71% das pessoas entrevistadas utilizam o “smartphone” para realizarem suas compras.

Assim, pensar em layout que promova a facilidade do consumidor no momento da busca por seus produtos, somado a formas diferenciadas de pagamento são pontos que ajudam a sua loja virtual a ter sucesso na “internet”.

Ainda de acordo com esse estudo, são apontados outros fatores que levam as pessoas a aderirem cada vez mais as compras “online”, veja:

  • 63% das pessoas enxergam a praticidade em comprar e receber seus pedidos sem sair de casa;
  • 61% das pessoas apontam que os preços mais baixos encontrados em suas pesquisas “online” são o motivo das compras em loja virtual;
  • 58% das pessoas encontraram promoções mais atrativas em lojas virtuais, quando comparadas às lojas físicas.

Você quer alavancar seus negócios através de uma loja virtual de sucesso, ter sua presença digital reforçada?

Esses dados acima compartilhados, demonstram que existem muitas oportunidades de mercado para você crescer de maneira saudável, alcançar os clientes certos utilizando de estratégias corretas.

Compartilharemos em seguida alguns passos e cuidados que você precisa ter ao pensar na abertura de uma loja virtual. Continue conosco e confira!

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Fatores de Sucesso para sua Loja Virtual

Como já percebemos, o comércio “online” é uma estratégia de negócio que precisa ser considerada em seu planejamento.

Para você ter uma loja virtual de sucesso, com volume considerável em vendas, marca conhecida e respeitada no mercado, será preciso dedicação, muito trabalho e busca constante por conhecimento.

Com base em nossa experiência e com os movimentos que percebemos no mercado, compartilhamos com você alguns dos fatores que levam a sua loja virtual ao sucesso, acompanhe:

1. Estabeleça o investimento

Definir um valor para montar sua loja virtual é um dos passos mais importantes.

Aqui você precisará ter em mente os valores de investimentos na plataforma, na compra de domínio, a contratação de logística, a estrutura de vendas necessária, categorias de produtos que serão disponibilizados, assim como nas estratégias de “marketing”.

Também é preciso que você tenha além de um bom planejamento financeiro, um planejamento estratégico que preveja cenários, sazonalidades, fornecedores, público desejado, entre outros pontos cruciais para seu negócio.

Cada um dos pontos acima mencionados e somados são determinantes para o sucesso de sua loja virtual.

2. Regulamente sua loja virtual

Caso você esteja abrindo seu primeiro negócio e ele seja “online”, saiba que também existe a necessidade de um CNPJ.

Nesses casos você pode abrir seu CNPJ como Microempreendedor Individual, assim você garante que sua operação esteja conforme a lei, garante direitos trabalhistas, pode emitir notas fiscais, tornando assim seu negócio profissional.

Além da abertura de seu CNPJ, você também precisa estar atento à legislação. Pois, existem legislações específicas para o comércio “online” e relacionamento com consumidor, como a Lei do E-commerce, Código de Defesa do Consumidor, entre outras.

Os pilares abordados pela Lei do E-Commerce são: a clareza e disponibilidade de informações, suporte imediato ao cliente e direito ao arrependimento.

Cada um desses pilares se desdobra, veja a seguir:

1. Clareza e Disponibilidade das Informações:

Todos os dados de sua empresa (CNPJ, endereço, telefone, formulários de contato), deverão ser expostos no site, de forma visível no topo ou no rodapé da página.

Além das informações da empresa, também devem estar claras as informações de produto, tais como: especificações, garantia, funcionamento, preço, fotos bem elaboradas, entre outros.

Para melhor compreensão dos consumidores ainda é fundamental que informações como: as formas de pagamento, prazos de entrega, despesas e taxas adicionais, caso houver, condições de troca e devolução, sejam disponibilizadas em sua loja virtual.

2. Suporte imediato ao cliente:

É obrigatório que seu site possua uma área Fale Conosco, esse atendimento deve ser ágil, eficiente, de qualidade, durante 7 dias da semana.

Toda empresa que trabalha com comércio eletrônico, deve manter um canal de atendimento que funcione 24 horas, por exemplo, um chatbot. As respostas das empresas aos clientes devem ser dadas em no máximo 5 dias.

É orientado também que todo site ou loja virtual possua uma área de principais regras e procedimentos para realização de uma compra “online”, assim como dúvidas e perguntas frequentes. Essa ação diminui o suporte e auxilia o cliente na exploração de seu site.

Já no momento do pedido, a loja virtual deve imediatamente confirmar o recebimento do pedido, de preferência pelo mesmo canal de aquisição.

3. Direito de Arrependimento

Assim como para o Código de Defesa do Consumidor, o Direito do Arrependimento, também é previsto para a Lei do E-commerce.

Basicamente essa lei consiste na possibilidade de devolução de produto adquirido. O cliente tem até 7 dias úteis, contados a partir do recebimento do produto.

Essa informação deve estar de forma visível em seu site, além dos procedimentos de como a devolução deve ser realizada. Ainda é de responsabilidade da loja providenciar o retorno do produto, sem a cobrança de qualquer taxa do consumidor.

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3. Busque pela plataforma para sua loja virtual

A plataforma é o coração de sua operação “online”, por isso pesquise muito sobre as entregas de cada uma, cruzando as informações com a sua real necessidade.

Você deve entender que a plataforma somada as integrações com sistemas de pagamento, logística, “marketing”, ERP, permitirão o controle das suas vendas, manterão a exposição de sua marca.

Para facilitar a sua busca, nós separamos alguns pontos que você pode analisar nas soluções e plataformas pesquisadas:

  • Permite cadastro, inclusão e exclusão de produtos;
  • Você pode gerenciar os preços e estoques;
  • Possibilita organizar as formas de pagamento;
  • Sistematiza as entregas;
  • Preserva as informações pessoais dos visitantes e garante a segurança de dados.

Tipos de plataformas

Com o crescimento do mercado digital é possível que você encontre várias categorias de plataformas, entenda cada uma delas:

  • Plataformas Gratuitas: são as chamadas open source, oferecem possibilidade de personalização, porém podem ser instáveis ou de difícil manutenção.
  • Plataformas Pagas: “software” confiável e com ótimo padrão de atendimento, personalização reduzida, e são geralmente negociadas pequenas porcentagens sobre as vendas realizadas.
  • Plataformas Próprias: são totalmente personalizáveis, exigem uma equipe especializada para manutenção, o que pode implicar em custos mais altos.

É essencial que sua escolha esteja pautada em suas necessidades atuais e demandas futuras.

Por isso, lá no início do texto comentamos sobre ter um bom planejamento financeiro e estratégico, pois ambos garantirão segurança para as tomadas de decisões necessárias para o andamento da operação.

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4. Defina os meios de pagamento para sua loja virtual

O meio de pagamento é uma forma de garantir a segurança das transações. Oferecer variedade nas formas de pagamento para os clientes é uma maneira de fazê-los sentirem-se motivados a comprar.

Atualmente o mercado oferece uma variedade de gateways de pagamento, cabe a você entender as melhores taxas oferecidas, e flexibilidade das operadoras, para definir a melhor escolha.

As formas de pagamento devem também estar alinhadas com seu modelo de negócios, de modo a manter um fluxo de caixa saudável.

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5. Monte o modelo de entregas

A entrega dos produtos em tempo cada vez menor, torna-se quase uma exigência do mercado. Por isso, deve existir uma preocupação com o tempo entre pedido e entrega ao consumidor, assim como, com a qualidade da entrega.

A estrutura dos parceiros de negócio deve comportar os princípios e valores pregados por sua empresa, na verdade, são a extensão dela. Pense nisso, no momento da contratação.

Como escolher os fornecedores?

Sempre parta de uma pesquisa de mercado, entenda como os futuros fornecedores se comportam no mercado, questione a reputação dos mesmos, além de prazos e preços. Abaixo seguem algumas dicas:

  • Sempre compare preços;
  • Não dependa de um único fornecedor, tenha sempre dois ou três fornecedores por tipo de suprimento, ou produto. Dessa forma você garante o compromisso com seu cliente.
  • Negocie compras a prazo, dessa forma você garante saúde para seu fluxo de caixa.
  • Preveja também custos logísticos de seus fornecedores até sua empresa, visando sempre boas negociações para seus clientes, sem grandes impactos à frente.

E a Logística como fica?

Valores de frete, prazos de entrega são grandes vilões quando falamos em conversão de vendas. Esses dois fatores são determinantes também para satisfação e fidelização do consumidor.

Assim, é preciso buscar por alternativas rápidas, eficientes, que ofereçam bons preços além de qualidade na entrega do serviço.

Separamos aqui três modalidades de entrega, veja:

  • Logística própria: onde todo o processo de entrega é responsabilidade do vendedor, sendo assim, é responsável pela gestão e execução de cada etapa, desde estoque até entrega do produto.
  • Logística parcialmente terceirizada: sua empresa contrata serviços de outra empresa, por sua vez, especializada em serviços de entrega. Porém, ela não é responsável por todo o processo de entrega.

Aqui podemos citar os correios, eles fazem o envio do produto até seu cliente, mas a responsabilidade de estocar, embalar os itens e ir até à agência realizar a postagem.

A contratação de empresas de logística privada também é possível, nesse caso é indicado contar com mais de uma, pois além de barganhar negociação você se livra de possíveis imprevistos.

  • Logística terceirizada: nessa modalidade uma empresa é contratada e a mesma é responsável por estabelecer que todas as etapas sejam concluídas, desde estoques até a entrega dos produtos. Seu custo geralmente é mais elevado.

Para você fazer uma boa escolha, sempre analise seu modelo de negócio, sua necessidade inicial, para que o investimento em logística não impacte negativamente em sua operação, com custos desnecessários, por exemplo.

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6. Entenda e mapeie seu público -alvo

Entender as demandas e necessidades do seu público-alvo é de extrema importância para o sucesso de seu negócio.

Quando você estabelece seu público, consegue com maior facilidade definir os produtos que farão parte do mix inicial.

A comunicação também é impactada positivamente quando se conhece de forma aprofundada o público, pois as promoções, campanhas de “marketing”, por exemplo, tendem a ser mais assertivas.

Quando o público é bem mapeado, as campanhas de tráfego e o material gerado de forma orgânica tendem a elevar consideravelmente os resultados de sua loja virtual, no médio e longo prazo.

7. Estabeleça a estrutura de vendas

Quando falamos em estrutura de vendas, entram aqui vários pontos a definir. Uma delas é, se além do seu site, você tem a intenção de usar algum marketplace, ou ainda se terá algum ponto físico de sua loja.

Entende-se que essas estratégias deverão estar contempladas em seu planejamento, pontuamos mais acima sobre ele.

Quando você decide realizar as vendas somente pelo seu site, você deve saber que será essencial o investimento em tráfego pago (anúncios), para que as pessoas visitem sua loja e convertam a visita em compras.

Já quando você decide que além do seu site, também disponibilizará os seus produtos em marketplaces, deverá arcar com taxas de cobrança, comissionamento, por exemplo. Cada marketplace tem sua própria política, cabe a você definir o que tem mais haver com seu negócio, e claro avaliar as taxas cobradas.

Lembramos que uma estratégia não limita ou exclui a outra. Muitas lojas “online” acabam divulgando seus produtos em marketplaces, visando gerar ou variar as fontes de tráfego do próprio site.

Você deve avaliar todas as opções e aplicar o que faz mais sentido ao seu negócio.

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Dicas extras para sua loja virtual explodir de vendas

O site geralmente será o primeiro contato que seu cliente terá com sua marca ou produto, portanto, uma vitrine. E uma vitrine sempre deve estar bonita, produtos com boa apresentação, descrição da forma clara, objetiva, que desperte o interesse do cliente em relação ao produto.

É essencial que seu cliente sinta que seu site é um ambiente seguro, que os produtos apresentam qualidade.

  • Seu site precisa ser responsivo, ter uma barra de pesquisa para facilitar a busca do usuário;
  • Todos os produtos devem ter boas fotos, descrição clara e bem feita, além de aplicação de preço;
  • As cores utilizadas devem favorecer a leitura;
  • Melhorar o tempo de carregamento das páginas, tomar cuidado com o tamanho das imagens;
  • Os ícones, barras e botões precisam estar ordenados corretamente e de forma mais lógica possível.

Tenha seus produtos sempre bem organizados

A mesma lógica que supermercados ou lojas utilizam, quando deixam gôndolas e prateleiras bem organizadas, deve ser aplicada a sua loja virtual. Pois, a organização nos chama a olhar com mais atenção os produtos expostos que sejam de nosso interesse.

Com sua loja organizada as chances do consumidor encontrar o produto por que busca, com maior facilidade e rapidez e fechar a compra são muito maiores.

Organize os produtos por categorias, crie tags, além de oferecer filtros de busca por preços, mais vendidos, ou por avaliações.

Descrição de produtos, capriche!

Com os produtos bem organizados, agora você precisa criar um discurso de vendas, a descrição do seu produto.

Fale tudo sobre o produto, material utilizado, funcionamento, cor, tamanho, especificações, indicações de uso, informe também o que pode ou não acompanhar o produto.

Forneça o máximo de informações que puder, para evitar gastos desnecessários com devoluções, ou reclamações sobre o produto, ou site.

Quando pensar na descrição, faça-a de maneira estratégica e otimizada para os mecanismos de busca, busque e trabalhe com as palavras chaves corretas.

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Disponibilize boas fotos e vídeos dos seus produtos

A categorização de produtos somada a uma boa descrição e fotos de qualidade, são o conjunto imbatível. As oportunidades de conversão só aumentam.

Fotos de ângulos diferentes, explorando os diferenciais do produto. Se você puder, varie entre fotos still – que mostram somente o produto, e fotos conceito com modelos utilizando seu produto se esse for o seu caso.

Além de fotos, os vídeos ou animações tem auxiliado muito na retenção do consumidor e como consequência o aumento na conversão das vendas. Principalmente quando se trata dos segmentos de vestuário, calçados, joias, semijoias.

Fique atento também na forma de salvar as fotos, elas devem ser salvas contendo as palavras chaves corretas, para que dessa forma auxilie a gerar mais tráfego para seu site.

Explore as redes sociais para divulgação de seus produtos

Hoje todos estão conectados em pelo menos uma rede social. Então você pode utilizar de estratégias de conteúdo, que sejam relevantes para seu público, visando tornar sua marca mais conhecida, atraindo mais clientes para seu site.

Aposte em vídeos criativos, que façam sentido para sua marca, crie sua própria identidade.

Você pode ainda usar as Lives Commerce, elas surtem efeitos entre o seu público-alvo, pois são geralmente oferecidas condições e preços especiais, para quem estiver assistindo.

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E-mail marketing, aposte essa estratégia

O e-mail marketing ainda continua surtindo efeitos dentro de uma estratégia de “marketing”.

É uma forma de levar informação de sua marca e produtos diretamente aos seus consumidores, além de descontos, promoções, ou produtos que voltaram para estoque.

E não só isso, você pode gerar engajamento através de conteúdos que possam auxiliar sua audiência na jornada de compra, na decisão de algo que realmente importa que tenha alguma conexão com sua marca.

Além da estratégia de e-mail “marketing” visando a nutrição da lista de e-mails, é importante mencionar a notificação para carrinhos abandonados.

Tenha uma automação para clientes que abandonaram seus carrinhos, com objetivo de que retomem e finalizem a compra. Use de estratégias de cupons de descontos, para aumentar a conversão, por exemplo.

Aposte em promoções e frete grátis

Promoções, cupons de desconto, frete grátis, sempre são atratividades que chamam a atenção de potenciais compradores.

Entenda o que seu público mais valoriza e aposte nessa estratégia de vendas.

Vale utilizar datas comemorativas, aniversário da loja, da cidade, busque o melhor motivo e arrase nas vendas.

Já para oferecer o frete grátis, você precisa entender o “ticket” médio da sua loja, e a partir disso oferecer o frete grátis, por exemplo, compras acima de 129,90 para sul e sudeste o frete é grátis, claro isso é somente uma ideia.

Nós da Teqii Commerce, entendemos que seguindo esses passos você terá ótimos resultados com sua loja virtual.

Conte conosco, para tirar mais dúvidas sobre o uso de plataformas, estratégias de marketing para atrair o público correto para sua loja virtual e crescer nas vendas.

Sobre a Teqii

Nós somos apaixonados por tecnologia e por criar soluções que elevem os resultados de nossos clientes.

A Teqii, é uma empresa de tecnologia focada em e-commerce. Desenvolvemos plataformas exclusivas e de alta conversão para seus negócios.

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